segunda-feira, 7 de março de 2011

A luta é alegria (vídeo e letra)

Foi por entre vaias e apupos que a canção que vai representar Portugal no Festival da Eurovisão - a decorrer a 10 de Maio, em Düsseldorf, na Alemanha - celebrou a vitória no 47º Festival RTP da Canção.

Inesperada, sem dúvida - até para os intérpretes -, a canção "Luta é alegria" (dos Homens da Luta) estava no fim da tabela classificativa quando começou a votação do público (via telefone) e subiu vertiginosamente até ao primeiro lugar.
Poderemos dizer que esta foi, como na canção dos Deolinda ou na abstenção das últimas eleições, a voz do povo a reclamar por algo que não vai bem?

Deixamos aqui a música e letra de "Luta é Alegria":


A LUTA É ALEGRIA (Homens da Luta)

Por vezes dás contigo desanimado
Por vezes dás contigo a desconfiar
Por vezes dás contigo sobressaltado
Por vezes dás contigo a desesperar

De noite ou de dia
A luta é alegria
E o povo avança é na rua a gritar!

De pouco vale o cinto sempre apertado
De pouco vale andar a lamuriar
De pouco vale um ar sempre carregado
De pouco vale a raiva p'ra te ajudar

De noite  ou de dia
A luta é alegria
E o povo avança é na rua a gritar!

Traz o pão, traz o queijo, traz o vinho
Vem o velho, vem o novo e o menino

Vem celebrar esta situação
E vamos cantar contra a reacção!

Traz o pão, traz o queijo, traz o vinho
Vem o velho, vem o novo e o menino

Não falta quem te avise: vai com cuidado
Não falta quem te queira mandar calar
Não falta quem te deixe ressabiado
Não falta quem te venda o próprio ar

De noite ou de dia
A luta é alegria
E o povo avança é na rua a gritar!

Traz o pão, traz o queijo, traz o vinho
Vem o velho, vem o novo e o menino

Vem celebrar esta situação
E vamos cantar contra a reacção

Traz o pão, traz o queijo, traz o vinho
Vem o velho, vem o novo e o menino

CJovem

15 comentários:

  1. Por mim não me preocupo se isto é uma caricatura do país ou sequer com a imagem que vamos dar de Portugal à Eurovisão.
    Outros países levaram pior que isto em anos anteriores. O festival da Eurovisão já não é para levar a sério há muito tempo. O próprio festival se transformou numa caricatura da Europa. países só votam nos vizinhos e países amigos, independentemente se a música é boa ou má!
    Em 2008 a Espanha levou uma canção que, na altura, provocou também muita polémica no país vizinho, por ser uma autêntica palhaçada. Se não se lembram vejam aqui no Youtube a prestação de Rodolfo Chikilicuatre, com "Bailemos el Chiki Chiki" representante de Espanha nesse ano.

    http://www.youtube.com/watch?v=v5o4heXPKIg&feature=channel

    Ass: Um não-indignado com esta escolha!

    ResponderEliminar
  2. Era para ter colocado o vídeo da prestação desse grupo não na Final, no momento da selecção da canção, na TVE espanhola, mas já no festival da Eurovisão.
    Aqui vai: http://www.youtube.com/watch?v=uRQhZtbm97I

    Ainda assim, a letra da nossa canção está a anos luz desta. Pelo menos tem uma letra que leva à reflexão, ainda que seja um pouco anacrónica, na minha perspectiva.Há expressões que, ainda que reflictam situações da actualidade, estão totalmente fora de moda.
    Mas não deixa de ser - a canção e o grupo que a canta - uma caricatura do país.

    ResponderEliminar
  3. Embora considere que estaremos mal representados no Festival da Eurovisão, esta vitória dos “Homens da Luta” é prova da grande revolta, intolerância e desalento dos portugueses para com quem nos governa e impõem um pesado fardo!
    Porque se revêem nesta música, uma música cuja letra é de contestação!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo o que foi referido, mas, infelizmente, nem mil canções como estas, conduzem "o povo para a rua a gritar", pois, somos o povo mais tolerante que existe...

    ResponderEliminar
  5. Meus caros camaradas...pessoalmente acho que esta musica vai gerar grandes problemas a Portugal pelas varias interpretaçoes que pode nao ter. Nao esqueçamos que o pais que ira organizar a eurovisao este ano é um pais que supostamente esta a apoiar e a ajudar Portugal, com tanta boas cançoes que havia temos claro de acentuar coisas desagradaveis e que criticam quem nos estende a mao...somos um pais de superficialidade que tal aparentar um pais alegre para tentar atrair turismo por exemplo..é que desculpem mas isto quase parece que estamos a sair da ditadura de salazar para musicas assim...minha gente acordem somos a geraçao a rasca mas nao é com musiquinhas que isto vai melhorar porque no maximo assim como a musica de espanha "baila el chiqui chiqui" iremos ficar em ultimoe de que valeu isso nada porque jah todos sabemos que portugal esta mal e em crise e sim temos de apertar o cinto porque agora que o mal tah feito nao vamos chorar e resmungar vam,os nos esforçar para melhor. Nos haveremos de nos erguer!

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo,

    Há-de-me explicar consistentemente onde é que a Alemanha nos está a estender a mão...

    ResponderEliminar
  7. Concordo Tiago Santos.
    Mas é uma vergonha para Portugal! Tem de admitir?

    ResponderEliminar
  8. Tenho as minhas dúvidas que seja assim tão vergonhoso. Entendo-o como uma espécie de folclore. Vestiram-se com roupas de outros tempos, valorizando esses outros tempos. Valorizando uma coisa bonita como o 25 de Abril. Cantam mal. Isso talvez seja um motivo de vergonha mas, com o resto dos concorrentes e dada a pasmaceira que costumam ser os concorrentes portugueses, não sei se será assim tão mau...

    ResponderEliminar
  9. O que menos me preocupa é o mais que certo fracasso na Eurovisão!
    O resultado de toda esta contestação é que importa!
    Fará assim tanto sentido todo este mediatismo?
    Conseguirá esta “geração á rasca” alterar alguma coisa?
    Terá esta “geração á rasca” feito já alguma coisa para alterar o rumo dos acontecimentos antes de se por a gritar a contestar?
    Que culpas têm nisto tudo as gerações anteriores a esta “geração á rasca”?
    Será que os grandes obreiros do 25 de Abril de 74 se revêem nesta “geração á rasca”?

    ResponderEliminar
  10. muito bem mas ha quem nao goste

    ResponderEliminar
  11. Vivemos uma realidade realmente preocupante, pois vivemos momentos de crise séria!
    E que todos nos devíamos preocupar!
    Por tudo isto e muito mais, não estou realmente nada preocupado com o insucesso de Portugal no festival da Eurovisão!!
    Preocupante é ver o país a afundar-se e ainda haver quem se preocupe com o resultado do festival da Eurovisão!

    ResponderEliminar
  12. ParOla.
    Para quem diz que esta musica é uma vergonha... O que têm a dizer da governação? E tem-se feito algo para mudar? NÂO
    Maior vergonha que ficar no fim da classificação Não deve ser vergonha se não ficar-mos bem classificados. Afinal já não ficamos há uns anos.
    Tiveram mais votos, ganharam com maioria, agora é deixa-los seguir. Julgo que poucos estão contentes com o governo, mas estão lá...que remedio.
    Sobre quem falou em ter-mos saído do salazarismo... Antes ainda estivessemos. Não se viam as desparidades, nem a corrupção entre os que podem comprar a justiça e as vitimas, penalizando apenas o comum cidadão "à rasca"

    ResponderEliminar
  13. O quê??? Desculpem mas fiquei chocada com este ultimo comentário...Viver na sombra da "caça às bruxas", da censura, do analfabetismo (do qual infelizmente ainda não recuperamos), da discriminaçao de géneros, da ignorância, da guerra colonial, sem eleições livres?? Isto agora nao está bem.. Mas acredito que naquela altura era MUITO pior...

    quanto à musica da Eurovisão, pois de certo que não vamos ganhar, mas pelo menos muda o estilo das musicas da treta que temos mandado. Se o publico os elegeu foi porque viu algo neles.

    ResponderEliminar
  14. Tanto se critica esta música, no entanto a música do ano passado era o cúmulo da pimbalhada e da pobreza de espírito (já para não falar na falta de originalidade). Para além de esta ganhar no ritmo e na mensagem, reflecte o momento por que estamos a passar, e que vai marcar sem dúvida a nossa história.

    ResponderEliminar