quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Semana dos Seminários: Chamar jovens ao sacerdócio

A Igreja assiste a uma crise de vocações sacerdotais que resulta de uma «erosão da fé cristã», refere o bispo de Coimbra, numa mensagem destinada a uma iniciativa da Igreja Católica portuguesa.

A Igreja Católica em Portugal vai promover a ‘Semana dos Seminários’, de 11 a 18 de novembro, uma iniciativa que pretende chamar mais jovens ao sacerdócio, no contexto do Ano da Fé, convocado por Bento XVI. «A crise das vocações sacerdotais a que se assiste na Igreja é, sem dúvida, uma das consequências da erosão da fé cristã», escreve Virgílio Antunes, bispo de Coimbra e presidente da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios (CEVM). Para o prelado, as vocações sacerdotais dependem de muitos fatores, mas, refere, o «testemunho de fé dos sacerdotes é, sem dúvida, um dos mais relevantes».

Na sua mensagem para a Semana dos Seminários 2012, Virgílio Antunes fala do Ano da Fé como uma oportunidade que dará à Igreja um novo vigor. «Temos grande esperança de que este Ano da Fé venha trazer um forte impulso de renovação à vida de toda a Igreja e, também, à vida sacerdotal», anuncia o bispo de Coimbra. Na mesma nota, o presidente da CEVM pede aos mais novos que não receiem em apostar numa vida de sacerdócio. «Aos jovens que sentem o apelo no sentido do sacerdócio, encorajamos a avançar sem medo», refere.

De acordo com o prelado, «as comunidades cristãs têm cada vez mais apreço pelo sacerdote, sobretudo quando há uma relação de amizade, proximidade e disponibilidade». Referindo-se ao sacerdote como um «homem de fé», Virgílio Antunes explica que a fé deste «há de sobressair como o fogo que alimenta toda a sua vida». Não esquecendo os alunos dos seminários, o presidente da CEVM dirige-lhes uma mensagem: «Aos seminaristas deixamos uma palavra de ânimo, para que ponham a vida nas mãos do Senhor, que olhou para eles com bondade e misericórdia».

Juliana Batista

SABER MAIS: Ecclesia

1 comentário:

  1. Penso que se deviam organizar mais retiros ajudar os jovens a discernir a sua vocação

    ResponderEliminar