segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sete mil milhões

A população mundial alcança hoje os sete mil milhões de pessoas. Um número redondo e, sobretudo, grandioso, que confere a este dia um marco histórico.

Segundo o relatório da ONU sobre a Situação da População Mundial em 2011, 7 mil milhões de pessoas habitam o planeta. 

Este relatório examina as tendências e as dinâmicas que vão configurando um mundo habitado por sete mil milhões de pessoas. 

domingo, 30 de outubro de 2011

Paradigmas

paradigma
(grego parádeigma, -atos)
s. m.
1. Algo que serve de exemplo geral ou de modelo. = PADRÃO
2. [Gramática]  Conjunto das formas que servem de modelo de derivação ou de flexão. = PADRÃO
3. [Linguística]  Conjunto dos termos ou elementos que podem ocorrer na mesma posição ou contexto de uma estrutura.


Ao longo da história, a humanidade tem vindo a assentar a sua metodologia humanística em paradigmas.
Desde o paradigma teocêntrico, ou da fé, em que Deus era o centro do conhecimento (e criação) - paradigma este que provou as suas lacunas ao fazer do homem um ser passivo e sujeito à vontade divina -, passando pelo paradigma homocêntrico, ou da razão, onde o Homem se coloca no centro do "mundo", capaz de decidir e construir o seu próprio destino. Todos eles provaram ser, a certo ponto, falíveis...

Mais vale fazer do que dizer



31º Domingo Comum - Ano A - Mt 23, 1-12

Mais vale fazer do que dizer
"Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Fazei e observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem”, alerta-nos Jesus no Evangelho deste 31º Domingo. Evangelho que nos oferece três regras para viver com verdade a nossa vida: o agir escondido em vez do aparecer, a simplicidade no lugar da duplicidade, o serviço em vez do poder. Disse Jesus que o maior mandamento é este: “Tu amarás”. Queres ser grande? À imitação de Jesus, traduz o amor na divina loucura do serviço: “o maior entre vós seja vosso servo”.
Darci Vilarinho

sábado, 29 de outubro de 2011

PedagoQUÊ?


pedagogia
(grego paidagogía, -as, educação de crianças)
s. f.
1. Ciência da educação.
2. Método para ensinar.


A pedagogia Allamaniana nasceu de uma experiência de maravilha e de gratidão, de plenitude humana que o fundador experimentou na sua vida e que todo o verdadeiro cristão vive. A sua vontade de a partilhar com o mundo fê-la nascer e propagar como “vaso de perfume que transborda…”

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pedagogia allamaniana: Formação para os dias de hoje

"Através do estudo, esforçai-vos por adquirir a ciência que se aprende nos livros, para poderdes guiar as almas para a verdade e o bem." O Fundador era incansável na ânsia que os seus missionários e missionárias procurassem sempre a formação.


É com base nesse seu desejo que vai decorrer, em Fátima de 29 OUT a 1 NOV, o 1º Encontro de Formação sobre Pedagogia allamaniana. Este encontro reúne 40 responsáveis dos grupos da Família Missionária da Consolata (FMC) que vão reflectir e debater a Missão nos dias de hoje sob a luz do carisma Consolatino.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ninguém se importa comigo!


Depois de Maiakovski

Primeiro levaram os negros,
Mas não me importei com isso,
Eu não era negro!

Em seguida levaram alguns operários,
Mas não me importei com isso,
Eu também não era operário!

Depois prenderam os miseráveis,
Mas não me importei com isso,
Porque eu não sou miserável!

Depois agarraram uns desempregados,
Mas como eu tenho emprego,
Também não me preocupei!

Agora, levam-me a mim,
Mas já é tarde!
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo!

Bertold Brecht

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Outubro Missionário - Orar (também) é Missão IV

QUARTA SEMANA
24 a 30 de Outubro
VOCAÇÃO MISSIONÁRIA

O mundo anda às Escuras – Porque não há quem anuncie a Luz…
O mundo anda em guerra – Porque não há quem anuncie a Paz…
O mundo não O conhece – Porque não há quem O anuncie…
O mundo mergulha no ódio – Porque não há quem anuncie o amor…

«Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós» (Jo 20, 21)


INTRODUÇÃO

Todos somos enviados. Hoje, vamos deixar de ser espetadores e vamo-nos sentir atores desta missão que o Senhor confia a cada um, a cada uma de nós. Eu sou responsável pela história da salvação…
Diz-nos Bento XVI: Através da participação co-responsável na missão da Igreja, o cristão torna-se construtor da comunhão, da paz, da solidariedade que Cristo nos concedeu, e colabora para a realização do plano salvífico de Deus para toda a humanidade. Os desafios que ela encontra chamam os cristãos a caminhar juntamente com os outros, e a missão faz parte integrante deste caminho com todos. Nela nós trazemos, ainda que seja em vasos de barro, a nossa vocação cristã, o tesouro inestimável do Evangelho, o testemunho vivo de Jesus morto e ressuscitado, encontrado e acreditado na Igreja. Co-responsabilidade de todos, a missão universal empenha todos, tudo e sempre. O Evangelho não é um bem exclusivo de quem o recebeu, mas constitui uma dádiva a compartilhar, uma boa notícia a comunicar. E este dom-compromisso é confiado não apenas a alguns, mas sim a todos os baptizados, que são raça escolhida… “nação santa, povo adquirido por Deus” (1Pd 2,9), para que proclame as suas obras maravilhosas.
Bento XVI – Mensagem Dia Mundial das Missões 2011

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cartas para a Missão III

O próximo dia 23 de Outubro é o Dia Mundial das Missões. O CJOVEM, ao longo destes dias tem vindo a publicar algumas das cartas para que cada um de vós possa enviar, por email, a um(a) missionário(a) que vos seja 'próximo'. Aqui fica a terceira CARTA:

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cartas para a Missão II

Aproveitando o dia 23 de Outubro, Dia Mundial das Missões. O CJOVEM propõe não deixar passar esta data em claro.
Assim, ao longo destes dias publicaremos algumas das cartas para enviar por email a um(a) missionário(a) vosso conhecido. Aqui fica a segunda CARTA:

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cartas para a Missão

O próximo dia 23 de Outubro é o Dia Mundial das Missões. O CJOVEM, sendo um blogue missionário não pode deixar passar esta data em claro.
Logo, sabendo do vosso amor pela missão e pelos(as) missionários(as) espalhados um pouco por todo o mundo, decidimos lançar uma proposta:

Formação online - Ser JMC na net!

Provavelmente já todos repararam que o menu do CJovem tem um novo link. Sim, aquele que diz FORMAÇÃO ONLINE... Se calhar até já tiveram a curiosidade de fazer clique em cima dele e foram parar ao Fórum, mais precisamente a uma proposta de reflexão.

Pois bem, este não é mais que um projeto piloto dos Missionários da Consolata e do Grupo de Jovens do Cacém: Através da formação interativa os Jovens poderão ir previamente preparados para os encontros de formação de cada sexta-feira. É também uma possibilidade para que esta possa chegar a outros jovens, independentemente do grupo a que pertençam ou do local do país onde residam.

info útil:
A formação disponibilizada coincide com os temas que o JMC Cacém abordará nos seus encontros.
A participação ativa requer o registo no Fórum.
Por questões de privacidade, os próximos temas - e comentários - poderão ser tornados visíveis apenas aos elementos inscritos no Fórum.
Luís Maurício - IMC

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Outubro Missionário - Orar (também) é Missão III

TERCEIRA SEMANA
17 a 23 de Outubro
PARTILHA

Ouvistes Jesus dizer: «Vai e faz o mesmo» (Lc 10, 37). Recomenda-nos que façamos nosso o estilo do bom samaritano, cujo exemplo acaba de ser proclamado, ao aproximar-nos das situações carentes de ajuda fraterna. E qual é esse estilo? «É “um coração que vê”. Este coração vê onde há necessidade de
amor e actua em consequência» (Bento XVI, Enc. Deus caritas est. 31). Assim fez o bom samaritano. Jesus não se limita a recomendar; como ensinam os Santos Padres, o Bom Samaritano é Ele, que Se faz próximo de todos os homens e «derrama sobre as suas feridas o óleo da consolação e o vinho da esperança» (Missal Romano, Prefácio Comum VIII) e os conduz à estalagem, que é a Igreja, onde os faz tratar, confiando-os aos seus ministros e pagando pessoalmente de antemão pela cura. «Vai e faz o mesmo»! O amor incondicionado de Jesus que nos curou há-de converter-se em amor entregue gratuita e generosamente, através da justiça e da caridade, para vivermos com um coração de bom samaritano.
(Bento XVI, aos Agentes da Pastoral Social, Fátima, 13.05.2010)

17 de Outubro: Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

A propósito do Dia Mundial pela Erradicação da Pobreza, a Associação CAIS lança este verdadeiro Hino Contra a Pobreza; uma canção que procura alertar para a situação de tantas pessoas que estão a passar verdadeira necessidade e das circunstancias que levam a esta situação. 

Com letra e música de Henrique Pinto - CAIS


sábado, 15 de outubro de 2011

A Deus o que é de Deus


29º Domingo Comum - Ano A - Mt 22, 15-21

A liturgia do 29º Domingo do Tempo Comum convida-nos a reflectir sobre as realidades de Deus e as realidades do mundo. Diz-nos que, se Deus é a nossa prioridade, não devemos todavia alhear-nos dos nossos compromissos na construção do mundo.

Sobre o roubo da democracia e a (in)utilidade dos políticos

Transcrevemos um excelente artigo do jornalista do Público, especialista em assuntos religiosos, António Marujo, a propósito do 15 de Oububro e de alguns dos motivos que convocam à manifestação global. Vale muito uma leitura:


"Há dois séculos, as sociedades não tinham direito a escolher os seus governantes. Foram conquistando esse direito progressivamente. Há 100 anos, em Portugal, a República ainda recusava o direito de voto a mais de metade da população - as mulheres. A sociedade foi conquistando progressivamente esse direito. Que lhe permitiu ganhar o direito a dar cada vez mais voz às pessoas, naquilo que à vida das pessoas diz respeito.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

15 de Outubro: Um dia para a indignação global e... local



Sábado, 15 de Outubro. Um dia que dá azo à indignação global; pelo menos essa é a intenção dos idealizadores desta acção mundial. Há manifestações programadas para acontecer em centenas de cidades no mundo todo. 

E são muitos os motivos para a indignação, em Portugal e no mundo. As recentes medidas de austeridade em Portugal incendeiam ainda mais os ânimos.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Museu de Arte Sacra e Etnologia faz hoje 20 anos


O Museu de Arte Sacra e Etnologia (MASE) faz hoje 20 anos! Parabéns!

"Aberto ao público em 1991, reúne uma vasta colecção de arte sacra portuguesa e de etnografia de vários países do mundo, com elevado interesse artístico e cultural. Relata, no seu percurso, a história de Cristo e das Missões." diz a página do MASE, fundado pelos Missionários da Consolata.

Pelas suas características, o MASE, integra a Rede Portuguesa de Museus.

O CJovem, que faz parte desta vasta família missionária, deseja-lhe muuuuiitos anos de vida e com muitas visitas... Sinal de que aquilo que o Museu representa, num percurso pela História da Salvação, na arte e no mundo, é admirado e valorizado, chegando a um público cada vez mais vasto.

Consulte o cartaz com o programa das comemorações do 20º aniversário.

Destacamos o lançamento do tão esperado "Roteiro do Museu de Arte Sacra e Etnologia", há muito tempo desejado pelos visitantes e investigadores, e que vai ser hoje apresentado.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Não fiques parado!



"Na 2ª Pessoa"
- Classificados

Tens frio na noite e medo do escuro.
Não saltas aflito,
de cima do muro.
Tens medo e coragem,
não sabes ao certo.
No meio do nada, há um lugar incerto.
Avanças, recuas, dás mais um palpite.
A incerteza, abre-te o apetite.


Não fiques parado no meio da estrada.
Apanha boleia, para qualquer morada.
Abre uma uma janela, deixa a luz entrar.
Talvez haja alguém, que te possa encontrar.


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Obscena?! Obscena é a fome!



Aí está o vídeo da campanha "Hungry No More", uma iniciativa do vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox, e mais uns quantos artistas que aceitaram dar voz e rosto a mais uma tentativa de sensibilizar o mundo e, sobretudo, os lideres mundiais, para o drama da fome nos países pobres, sobretudo em África.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Outubro Missionário - Orar (também) é Missão II

SEGUNDA SEMANA
10 a 16 de Outubro
SACRIFÍCIO

INTRODUÇÃO

Segundo os dicionários, sacrifício significa “oferta solene à divindade, em donativos ou vítimas” ou “abandono forçado ou voluntário daquilo que nos é precioso; renúncia”.
A Tradição da Igreja associa “sacrifício” ao sacrifício que Cristo ofereceu na Cruz, em total oblação ao amor do Pai e para nossa salvação. Apenas unidos ao seu sacrifício, podemos fazer da nossa vida um sacrifício a Deus.
Muitas vezes pensamos em sacrifícios como algo que custa e que exige muito de nós. De facto, o sacrifício só tem valor se custar, isto é, se exigir de nós uma mudança de vida. De nada vale ir a pé a Fátima ou nada comer numa Sexta-Feira Santa se praticarmos a injustiça e vivermos na mentira. Deus quer a misericórdia e não o sacrifício.
É bom oferecer sacrifícios a Deus, em sinal de adoração e reconhecimento. Mas melhor ainda é viver como filhos de Deus.
Viver como verdadeiro filho de Deus pode mesmo ser considerado como sacrifício uma vez que isso implica comunhão plena com o Pai, adesão total à verdadeira felicidade.
Sacrifício é oferecer a vida ao Pai, para que Ele a transforme em algo novo, em sinal para o mundo.
Sacrifício não é sofrer por sofrer nem procurar o sofrimento.
Sacrifício é dar a vida, para que outros tenham vida.
Sacrifício é viver por, com e para Deus.
É uma opção de vida, pela Vida.

Cântico Inicial

ESCUTAR A PALAVRA – 2 Timóteo 4, 1-8
Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há-de julgar os vivos e os mortos, peço-te encarecidamente, pela sua vinda e pelo seu Reino: proclama a palavra, insiste em tempo propício e fora dele, convence, repreende, exorta com toda a compreensão e competência.
Virão tempos em que o ensinamento salutar não será aceite, mas as pessoas acumularão mestres que lhes encham os ouvidos, de acordo com os próprios desejos. Desviarão os ouvidos da verdade e divagarão ao sabor de fábulas. Tu, porém, controla-te em tudo, suporta as adversidades, dedica-te ao trabalho do Evangelho e desempenha com esmero o teu ministério.
Quanto a mim, já estou pronto para oferecer-me como sacrifício; avizinha-se o tempo da minha libertação. Combati o bom combate, terminei a corrida, permaneci fiel. A partir de agora, já me aguarda a merecida coroa, que me entregará, naquele dia, o Senhor, justo juiz, e não somente a mim, mas a todos os que anseiam pela sua vinda.

Para ajudar a refletir
É importante ter noção:
1. A certeza da nossa morte.
2. A existência de um só caminho para chegar à salvação
3. O facto da palavra ser um poderoso instrumento que transforma, mobiliza, consciencializa, clarifica, harmoniza...

Salientamos dois aspetos da Palavra:

1º - A Palavra de Deus é importante porque – é SALVADORA

Deve-se pregar a Palavra de Deus e não as nossas ideias porque estas podem pender para o bem ou para o mal.
A Palavra de Deus deve ser proclamada em todas as circunstâncias.
É urgente que a Palavra de Deus chegue a todas as pessoas, pois só Ela conduz à Salvação.

2º – A Palavra de Deus é importante porque – só ela JULGA

É necessário ter a coragem, confiança e fé para usar e viver a palavra de Deus!
Porque somos Humanos e temos sempre duas escolhas: o bem e o mal (o mal já nós conhecemos bem…).
Porque há quem use a Palavra apenas por conveniência fazendo julgamentos egocêntricos:
Deturpando assim a Palavra de Deus e enfraquecendo a fé do próximo.
Tenhamos, portanto, a fé para acreditar e coragem para avançar, sempre com a Palavra de Deus à frente... assim combateremos um bom combate e receberemos o galardão de Deus.

Silêncio e partilha
A PALAVRA GERA ORAÇÃO
Meu Querido Pai, apesar de me sentir indigno(a) da Tua presença, peço-te que habites em mim, que faças do meu ser mais um dos teus templos, que me dês o dom de te respirar a cada segundo.
Sei que tudo em mim se transformará. A palavra “sacrifício” deixará de ter peso, pois tudo o que é feito ao teu lado e para te servir torna-se fonte de alegria.
Ajuda-me a cuidar de todos os que trouxeres até mim. Que eles levem o teu Amor, Força, Esperança e Fé para caminhar.
Senhor deixa-me ser um “nada” que semeia em teu nome para curar as feridas da humanidade causadas pelo nosso egoísmo.
Jesus e Maria, pelo Amor que vos tenho, peço-vos que intercedam junto de Deus Pai, por todos os que anseiam alcançar esta graça, para que se entregarem sem limites nas missões da vida que Deus nos enviar.
Ámen

A PALAVRA TORNA-SE AÇÃO

Viver como Cristo é viver em atitude de oferta de nós mesmos ao Pai, como sacrifício.
Viver em missão é ser o que Cristo foi.
Partilhar a minha vida com os outros, para os levar até ao Pai.
Estar atento aos sofrimentos dos outros, limpando as suas lágrimas.
Levar a mensagem do Evangelho a todos os que se cruzam comigo.
Estar pronto até para ser perseguido por causa da minha fé.
Viver em atitude de doação a Deus e aos irmãos.

Escreve num papel um ponto da tua vida que vais mudar para seres melhor imagem do Filho de Deus, para melhor te dares a Deus e aos outros.

Bênção e cântico final

Fonte: Guião Outubro Missionário 2011

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Nobel da Paz 2011 para três mulheres africanas defensoras dos direitos civis, políticos e sociais


O Comité Nobel da Paz da Noruega decidiu dividir o prémio deste ano em três partes. Três nomes, três mulheres a quem une uma "luta não violenta" a favor da paz e um mesmo elogio: ressaltar o papel da mulher nas mudanças politicas e sociais, na defesa dos direitos civis, da paz e da democracia nos seus países.

São elas a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, a também liberiana Leymah Gbowee, responsável da organização Women Peace and Security Network Africa, e a activista iemenita Tawakkul Karman pela sua luta pacífica em nome dos direitos das mulheres.

A minha paróquia não tem página na Internet!

Resultados da última sondagem CJovem:
 - A tua paróquia tem página / Sítio na Internet?    
    Não tem ...............................  58% (7 votos)
    Sim, mas não atrai  ..............  16% (2 votos)
    Sim, mas sem atualização ....  16% (2 votos)
    Sim, e é bonito .....................  08% (1 voto)
   

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Larga essa conversa do: “Ai tenham pena de mim” - Go!



Música: Go!
Grupo: Maria Amélia (banda de humor Nilton e Martim, do programa da RTP2: 5 Para a Meia Noite)

Os tempos estão difíceis, 
Mas porque é que tem que ser assim
Larga essa conversa do: “Ai tenham pena de mim”
Estás farto de andar cansado, frustrado 
mexe um bocado, porque esse filme já eu vi
Pára de culpar o vizinho do lado, 
A atitude tem de partir de ti
Analisa, organiza, sintetiza e mete o teu golo na baliza
O teu futuro começa aqui
Se queres ir em frente...
GO! Há que ser diferente...
GO! Não percas tempo
GO! GO! GO! GO! GO!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Jovens inquietos

A última reunião do JMC Centro, realizada no passado sábado, dia 1 de Outubro, ficou marcada pela presença do Pe. António Fernandes, o mais recente Superior Regional do Instituto Missionário da Consolata em Portugal.

Inspirados pela leitura do texto “A Lei e as Frutas” de Paulo Coelho, e beneficiando da sua presença, as perguntas dos jovens determinaram o rumo do debate. Discutiram-se questões relativas aos dogmas, tradicionalismo e exoterismo inerentes à Igreja, questões às quais o Pe. António respondeu sublinhando a importância de compreender, hoje em dia, qual o elemento central subjacente à religião, afirmando que “não são os dogmas que fazem a igreja; esta será apenas uma expressão de fé, por vezes muito ritualizada, e sem vida”.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Outubro Missionário - Orar (também) é Missão I

PRIMEIRA SEMANA
3 a 9 de Outubro
ORAÇÃO

INTRODUÇÃO

Ermanno Ancilli, meditando sobre a oração cristã, dizia que “o verdadeiro caminho da oração é a vida. Uma oração contínua é uma vida inteiramente votada ao serviço de Deus… Está é a única maneira de rezar sempre… A oração é contínua quando é contínuo o amor. O amor é contínuo quando é único e total”. Mais do que fazer uma oração, nós queremos Ser Oração, queremos Ser amor contínuo a inundar todos os que nos rodeiam. Queremos que a nossa vida seja uma cadeia de palavras, atitudes, olhares, encontros de uma vida de amor que santifica todas as coisas. Vamos iniciar esta oração comunitária rezando com Francisco de Assis:

sábado, 1 de outubro de 2011

Uma vinha que Deus cultiva


27º Dom. tempo comum - A - Mt 21,33-43
Diz-nos a liturgia deste Domingo que Jesus veio ensinar-nos que Deus é um Pai que nos ama, cuida de nós, interessa-se continuamente por nós. Como o agricultor que cuida amorosamente da sua vinha. “Vós sois a agricultura de Deus”, dirá S. Paulo. O amor de Deus por nós é um amor gratuito. Ama-nos mesmo que recusemos o seu amor ou não demos importância à sua presença, à sua Palavra, aos seus mandamentos. É um Deus de tal modo apaixonado pela humanidade que lhe entregou o próprio Filho, crucificado e morto pelos vinhateiros.Todos fazemos parte desta Igreja, a vinha do Senhor, que Jesus plantou com tanto esmero e que depois confiou a todos os homens para que nela produzissem frutos de salvação. Para realizar tal projecto serve-se de cada um de nós, trabalhadores da sua vinha. Tudo o que recebemos: vida, baptismo, fé, saúde, inteligência, tudo deve ser posto ao serviço do Reino de Deus. Sempre, mas sobretudo neste mês missionário.

Darci Vilarinho

A Missão no coração da Igreja

Outubro Missionário: Com Santa Teresa do Menino Jesus, escolher ser o amor no coração da Igreja

Iniciamos o mês de Outubro, mês missionário por excelência. E logo no primeiro dia a liturgia apresenta-nos a figura de Santa Teresa do Menino Jesus, padroeira das Missões. Aquela que fez da oração uma ponte permanente com o mundo da missão e dos missionários. Iniciamos, pois, o mês das missões com a certeza de que caminha connosco uma grande missionária e intercessora junto de Deus.

Santa Teresa do Menino Jesus, nasceu em França, em 1873. Ainda adolescente, com 15 anos, ingressou no Carmelo de Lisieux (França), onde descobre a sua vocação e inicia uma caminhada de santidade. Em 1896 adoeceu com tuberculose e morreu, um ano depois, com apenas 25 anos. Foi beatificada em 1923 e canonizado em 1925 pelo Papa Pio XI.